1º LEGISLATURA MUNICIPAL

De 25/11/1947 à 31/12/1951

Vereadores diplomados empossados, e respectivos partidos:
PSD - José Fumagalli, Sylvio Rodrigues Machado, Frederico Augusto Picoli, Horácio Izaltino da Luz, Antônio Oltramari, Avelino De Carli e Normando Baldissareli.
UDN + PL (Coligação pelo Progresso de Sarandi) - Dr. Paulo Armando Schram Júnior.
PRP – João Hugo Hartmann.
PTB – Franklin Siliprandi e Maturino Rabello.

1º Mesa Diretora da Câmara do Município:
Presidente - Antônio Oltramari
Vice-Presidente - Sylvio Rodrigues Machado
1º Secretário - Frederico Augusto Picolli
2º Secretário - Maturino Rabello

1º Prefeito Municipal por eleições livres:
O Dr. Mário Azambuja foi o primeiro Prefeito Municipal de Sarandi, eleito nas eleições do dia 15 de novembro, empossado no dia 10 de dezembro de 1947, juntamente com seu vice Etelvino Ferreira Prestes. Sua administração se destacou pela construção do prédio da Prefeitura Municipal, um projeto arrojado para a época, desenvolvido pelo arquiteto italiano Pietro Cescon.
Regimento Interno
O Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores foi promulgado no dia cinco de fevereiro de 1948.

Lei Orgânica
Em Sessão Solene, realizada em 20 de março de 1948, às 20 horas no salão de festas do Esporte Clube Harmonia, foi promulgada a Lei Orgânica do Município, assinada por todos vereadores constituintes.

FINAL
O vereador Antônio Oltramari presidiu a Câmara nos três primeiros anos da primeira legislatura, ou seja, em 1948, 1949 e 1950.
Em 1951 a Câmara foi Presidida pelo Vereador Sylvio Rodrigues Machado.
Assumiram a vereança, no decorrer da legislatura os suplentes:
PSD – Arminio da Silva, Aldo José Conte e José Manfro.
UDN + PL (Coligação pelo Progresso de Sarandi) – Guerino Viccari, Carlos Fontana e Erni Scheibe.
PTB – Flaviano Pimentel.
PRP – Inocente Caús e Ervino Drehmer.