4° LEGISLATURA MUNICIPAL

De 31/12/1959 à 31/12/1963

Vereadores diplomados,empossados e respectivos partidos:
PTB – Mose Missio, Milton Alves de Souza, Almedoro Vencatto, Bernardo Tesser, Hermenegildo Zandoná.
PSD + UDN + PL + PSP (Frente Democrática Progressista) – Avelino Martinelli, Olympio Oltramari, Vitório Paludo, Eugênio Antônio Merlin e Otacílio Wirth.
PRP – Albino Kothe.

Suplentes que assumiram durante a legislatura:
PTB – Rui Alves dos Santos Rabello e Alzira Mânica
PSD + UDN + PL + PSP (Frente Democrática Progressista) – Leonildo De Marco e Afonso Trento
PRP – Alexandre Presotto, Zulmir Butelli e Navilio Magro.

Prefeito Municipal:
Em 1959, as eleições ocorreram no dia 8 de novembro, elegendo o prefeito Sr. Ivo Sprandel e seu Vice Sr. Domingos Zancanella. Naquela época o nosso município já perdia território com as recentes emancipações de Constantina e Nonoai, e às vésperas de perder os distritos de Rondinha e Ronda Alta. Em sua gestão, Ivo Sprandel conseguiu atender às comunidades mais afastadas, construindo redes elétricas no interior do município. Também em sua gestão se construíram escolas para estas comunidades. Foi sua gestão que conseguiram incluir Sarandi no traçado da Rodovia Presidente Kennedy (hoje Leonel de Moura Brizola), através de pressão exercida pelos vereadores junto ao governo do estado. Nesta época que se iniciam os movimentos de reforma agrária no norte do Estado, com a desapropriação da Fazenda Annoni.

Mesas Diretoras:

Mesa Diretora do ano de 1960
Mesa Diretora do ano de 1961
Presidente – Milton Alves de Souza
1º Vice-Pres. – Avelino Martineli
1º Vice-Pres. – Olympio Oltramari
2º Vice-Pres. – Albino Kothe
1º Secretário – Hermenegildo Zandoná
2º Secretário – Octacílio Wirth

Mesa Diretora do ano de 1962
Mesa Diretora do ano de 1963
Presidente – Milton Alves de Souza
1º Vice-Pres. – Octacílio Wirth
1º Vice-Pres. – Olympio Oltramari
2º Vice-Pres. – Albino Kothe
1º Secretário – Hermenegildo Zandoná
2º Secretário – Eugênio Antônio Merlin
2º Secretário – Avelino Martineli
Nota : O vereador Milton Alves de Souza presidiu a toda legislatura, e assumiu o cargo de Prefeito Municipal de 22 de outubro de 1960 a 10 de novembro do mesmo ano.