Momento da UPF em Sarandi é explicado na Câmara de Vereadores

Data Publicação: 16/12/2017 Publicado por: Secretaria

Momento da UPF em Sarandi é explicado na Câmara de Vereadores

Reitor anuncia curso de  educação física

No dia 15 de dezembro,  através de convite feito pelo vereador líder da bancada do PDT Wilmar Azeredo, o reitor da Universidade de Passo Fundo, UPF, José Carlos Carles de Souza, esteve no Legislativo prestando esclarecimentos sobre a  universidade, estavam também presentes vereadores, direção da ACISAR, o ex-prefeito  Reinaldo Nicola, o prefeito Leonir Cardozo e o diretor da UPF em Sarandi Gilberto Colli.

O  líder pedetista, Wilmar Azeredo, lembrou as dificuldades enfrentadas na época da instalação da universidade e a “  iniciativa visionária  “ do então prefeito Nicola ao adquirir o imóvel onde está a universidade  por  preço acessível na época. O reitor Jose Carlos  disse que todos os campus “ são tratados de forma igual, com os mesmos programas, bolsas  e financiamentos “  e anunciou as tratativas em andamento para a instalação do curso de educação física em Sarandi e que outros cursos, como na área do agronegócio, podem ser instalados futuramente mas  antes ouvindo a comunidade, ele , porem, alertou para o momento econômico do país e a concorrência de outras universidades na região  e os cursos á distância, disse que é preciso “ cuidado com um passo mal dado” Os vereadores Alex Rodrigues e Airton Ortiz indagaram ao reitor sobre emenda de suas autorias  aos projeto que tramita na Câmara de Vereadores onde o município solicita autorização  para formar convênio com a UPF para a cedência das quadras do complexo esportivo Pedro De Marco para as aulas do curso de educação física , pela emenda,  solicitam da universidade a concessão de bolsas de estudo no valor de 50 por cento do custo para os alunos  de educação física que ingressarem na UPF em Sarandi como contrapartida pela concessão que o município dará á universidade. O reitor explicou  que isso é possível e que já há programa da universidade para essa concessão mas não adiantou prazos para esse beneficio pois a fundação que rege a UPF pode modificar essa  regra. Após essa explicação os dois vereadores concordaram em retirar a emenda.  O vereador Alex avaliou positivamente a reunião pelos esclarecimentos  dados.

A vereadora Denise Gelain lembrou que na época da aquisição do prédio para instalação da UPF o então prefeito Nicola foi criticado mas depois reconhecido pela iniciativa. O ex-prefeito Reinaldo Nicola lembrou que em 2003, devido á falta de recursos, a comunidade foi chamada para uma audiência publica  para opinar sobre  o investimento que o município faria e a resposta foi positiva, disse que foi “ o maior negócio imobiliário de Sarandi”  ao relatar que o prédio foi adquirido por um milhão e oitocentos mil reais e hoje é avaliado entre 15 e 20 milhões.

O vereador Oclides Barbiero , também vereador na época da instalação da UPF, lembrou que os partidos se tornam pequenos diante da projetos de interesse da comunidade como ocorreu  na época. O prefeito Leonir Cardozo  elogiou a iniciativa do ex-prefeito Nicola  e lembrou que hoje a prefeitura está novamente colaborando com a UPF com o convênio que permitirá a utilização do complexo esportivo Pedro De Marco para o curso de educação física. Na avaliação do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Delegado Cezimbra, a reunião foi muito positiva pelos esclarecimentos feitos pelo reitor da universidade e ressaltou mais uma vez a participação do Legislativo em temas importantes  e de interesse do município. ( Jose Leal-Divulgação Câmara de Vereadores)