tv face

Indicação a Lei

A Lei nº 12.527, sancionada pela Presidenta da República em 18 de novembro de 2011, tem o propósito de regulamentar o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e seus dispositivos são aplicáveis aos três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

A publicação da Lei de Acesso a Informações significa um importante passo para a consolidação democrática do Brasil e também para o sucesso das ações de prevenção da corrupção no país. Por tornar possível uma maior participação popular e o controle social das ações governamentais, o acesso da sociedade às informações públicas permite que ocorra uma melhoria na gestão pública.

No Brasil, o direito de acesso à informação pública foi previsto na Constituição Federal, no artigo 5º, inciso XXXIII do Capítulo I - dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - que dispõe que:

“todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.

A Constituição também tratou do acesso à informação pública no Art. 5º, inciso XIV, Art. 37, § 3º, inciso II e no Art. 216, § 2º. São estes os dispositivos que a Lei de Acesso a Informações regulamenta, estabelecendo requisitos mínimos para a divulgação de informações públicas e procedimentos para facilitar e agilizar o seu acesso por qualquer pessoa.

No âmbito do Câmara Municipal de Vereadores desta Cidade, a Lei de Acesso à Informação foi regulamentada pela Lei Municipal Nº 4258 de 2013 que disciplina a sistemática de acesso a informação.

Se você leu a Lei Municipal Nº 4258 de 2013 e ainda tem dúvidas, entre em contato com Ouvidoria da Câmara Telefone (54) 3361-1911 ou compareça na Secretaria da Câmara, no Palácio Legislativo Naum Grossi, que está localizada na Avenida Sete de Setembro, 1790 no Centro de Sarandi.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:00h.
As sessões ocorrem semanalmente, nas segundas-feira às 18 horas.


Informações Relacionadas a Transparência dos Atos do Poder Legislativo Municipal

flechaClique aqui e obtenha mais informações - Instrumento Normativo Local

Imprimir Email